sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Como escolher o vídeo e programar atividades pedagogicamente correta?

O professor é responsável pelo desenvolvimento de uma programação de um conteúdo. A seqüência das aulas obedece uma coerência , com metas a ser atingidas pelos alunos. Cabe ao professor recorrer a todas as fontes possíveis de objetos de aprendizagens, como: livros, revistas , vídeos e outros .

O trabalho com vídeo não é diferente do trabalho com textos, não basta ler o título e apresentá-lo em classe. Há a necessidade do professor conhecer o conteúdo do vídeo e planejar que tipo de atividades vai ser realizada com os alunos após ter assistido com eles o contido no vídeo ou DVD.

Irá realizar com os eles um debate? Fará um trabalho em grupo ? Fornecerá questões para uma pesquisa ? Buscará contestualizar com situações concretas? Orientará para uma produção de textos, dramatizações, entrevistas, história em quadrinhos, etc..

Há necessidade de programar o que se pretende com a utilização do vídeo dentro do planejamento.

 - Atividades de Exploração

Depois de Ter assistido o vídeo como explorá-lo o conteúdo?
É importante inteirar - se de que todos entenderam o assunto, para a socialização deve retomar ao conteúdo assistido, questionando a classe .
Para isso, pode-se perguntar o que entenderam? Como começou? O que se fez? O que aconteceu e como concluiu?
Após essa etapa de exploração pode-se partir para análise crítica do proposto, questionando novamente os alunos. Realizar que tipo de atividades?

produzir textos de modo individual, em grupos em plenária;
realizar uma dramatização;
produzir diálogos;
planejar uma pesquisa;
elaborar um jornal, uma revista, livro, painel, desenhos representando o assunto;
comparar com outras informações sobre o tema;
criar historias em quadrinhos ;
produzir vídeos também;
e outras atividades que forem pertinentes

Enfim, seleciona o vídeo de acordo com o conteúdo, determina o tipo de atividades a serem realizadas com os alunos, cria-se um ambiente favorável a projeção, analisa o que foi veiculado chegando a apropriação do conhecimento ou saber desejado. Assim, o vídeo passa ser um objeto de aprendizagem que possibilitará a os alunos atingirem o que os professores, como profissionais da educação, se propõem .

O vídeo facilitará aos alunos o entendimento do mundo em que vivem; ajudará a elaborar e resolver situações - problema, superando a mera verbalização de conteúdos; estimulará o trabalho em grupo, combatendo o individualismo, auxiliará os alunos a terem métodos de pesquisa, de apropriação do saber desejado, consequentemente a existência da escola .

Um comentário: